Overclock extremo em memória baratinha do AliExpress – Testes e resultados! – The Overclock Page


Fala pessoal, tudo certo?

A tradição manda: Todo final de ano aqui na The Overclock Page tem que ter um artigo sobre overclock extremo, afinal, isso está no DNA aqui da página, onde em 2022, a vítima foi o 12900K na ASUS Maximus Z690 Apex, o que rendeu vários resultados e um conteúdo bastante interessante.

Claro que nesse ano as coisas não poderiam ser diferentes, só que, ao mesmo tempo… diferentes, onde a ideia foi colocar uma das criações da página para trabalhar, no caso, o V.A.L.C.I.R, acrônimo para “Value Alternative Low Cost IC Refrigerator”, que usa um peltier para refrigerar memórias, o qual lhes apresentei nesse artigo.

Então qual o objetivo? Tentar quebrar algum recorde em benchmark dependente de memória? Frequência máxima? Nada disso! Testar como uma memória baratinha e aleatória do AliExpress se sai com temperaturas baixas e overclock pesado!

Para quem não se lembra, essa memória DDR4 da Juhor tem frequência máxima de 2666 MHz e seus chips foram remarcados pela fabricante e não identificados pelo Thaiphoon Burner, adicionando um certo “elemento surpresa” aos testes, afinal, já se conhece o comportamento “ao frio” de chips consagrados como Samsung B-Die, Hynix DJR ou Micron E-Die, porém, nada consta sobre algo desconhecido.

EDIT 31/12 22:42: Graças ao comentário do Vitaliy, dev do Thaiphoon Burner, agora sabemos que os chips utilizados nessa memória são CXMT (ChangXin Memory Technology) A-Die e segundo ele, o que acontece é que a Juhor não “gravou” essa informação no SPD desse módulo, por isso o software acabou não mostrando o chip.

Para isso, o primeiro passo foi preparar a memória, removendo o dissipador e isolando os componentes SMD com esmalte de unha, algo necessário já que a faixa de temperatura obtida pelo V.A.L.C.I.R tende a formar bastante condensação.

Além disso, foi utilizado pasta térmica nos chips de memória, visando melhorar a troca de calor com o dissipador.

Por fim, caso alguém venha a se interessar, nesse link pode ser encontrada a página do produto no anúncio do Aliexpress

Configurações utilizadas:

CPU:AMD Ryzen 3 5350G (Obrigado AMD!)

MOBO: MSI B550 Unify-X (UEFI A.44O)

RAM: 1x 8GB Juhor 2666 CL19

GPU: GIGABYTE RX 5500 XT 8 GB (Obrigado Terabyteshop!)

PSU: Antec Quattro 1200W

COOLER: 1STPlayer TS-360 e V.A.L.C.I.R

SSD: Sandisk 120 GB

Software: Windows 10 2004 x64, TM5 0.12 1usmus config v3, AIDA64 6.32.5600 e Geekbench 3.4.2.

Objetivo e metodologia dos testes: Descobrir como uma memória DDR4 baratinha do AliExpress como a Juhor 2666CL19 se sai no overclock quando submetida a temperaturas menores do que a ambiente, onde foi utilizado o Ryzen 3 5350G e metodologia similar a adotada nos reviews de memória.

Maiores detalhes se encontram nos textos a seguir.

Resultados:

Como ponto de partida foram adotados os timings obtidos manualmente no review dessa memória e a partir deles, foram feitas tentativas de ir além daquilo que foi obtido com temperatura ambiente, ou seja, 3800 18-19-19-19-39.

Dito isso, no review, consta a informação que apesar da Juhor ter conseguido passar no post com até 4000 MHz, não foi possível obter estabilidade assim, algo que a temperatura abaixo do ambiente não mudou, porém, ainda deu para chegar nos 3933 MHz mantendo praticamente os mesmos timings e tensão dos 3800 MHz, o que é bastante razoável para essa memória baratinha. Lembrando que esses 3933 MHz são estáveis no TM5, onde rodar esse teste de estresse fez com que a temperatura das memórias saltasse de 4 °C para 9,5 °C!

É importante observar que o comportamento dessa memória não se alterou com a temperatura, com ela não escalando com tensão acima de 1.41V e não apresentando margem para apertar ou mesmo afrouxar os timings para tentar buscar frequências maiores, falhando de passar no post com tRCD acima de 19.

Apenas para constar como referência, seguem os resultados nos benchmarks comparando com os números obtidos no review. No y-cruncher, o tempo foi de 80.145s @ 3800 MHz e 79.727s @ 3933MHz. Lembrando que por ter apenas um módulo, esses resultados são em single channel, por essa razão, são mais baixos do que o esperado.

Conclusão:

A memória baratinha da Juhor sobreviveu aos testes com temperatura abaixo do ambiente, apresentando estabilidade com 3933 MHz, um claro ganho em relação aos 3800 MHz de antes, porém, não foi possível melhorar timings e tampouco essa memória escalou com mais tensão, parecendo ser algo característico aos desconhecidos chips utilizados.

De todo modo, apesar dos resultados não muito expressivos, esse teste valeu para sanar a curiosidade de muita gente, “ousando” castigar com frio memórias sem chips “famosos” ou binados apenas para ver qual seria o resultado.

E por hoje é só! Nos vemos em 2023, um excelente ano novo a todos e até a próxima!

We will be happy to hear your thoughts

Leave a reply

Shopping cart